CÉREBRO E APRENDIZAGEM

O segredo da aprendizagem reside em nosso cérebro que armazena todas as nossas experiências de vida; emoções; sensações; enfim tudo o que aprendemos na vida.
Nascemos com mais de 100 bilhões de neurónios e com eles vamos até o fim das nossas vidas. Neurónios são as células que impulsionam a actividade cerebral.

Imagine um computador de alta capacidade de armazenagem sem nada lá dentro. Para que serve? Qual a sua utilidade? Ele será muito útil a partir do momento que colocarmos informações dentro dele para utilizá-las quando necessárias. E também este computador devolverá apenas as informações que receber, sem nada criar. A qualidade da informação dependerá da qualidade do conteúdo que colocarmos nos programas disponíveis no computador.
Com o cérebro ocorre mais ou menos a mesma coisa, com a vantagem que seu limite de armazenagem é inesgotável e você pode processar a informação através da linguagem além de colocar emoção e criar uma forma de comunicação adequada ao seu estilo de viver, pensar e interpretar a realidade.

Quando nascemos, os mais de 100 bilhões de neurónios estão lá, mas ainda sem informações e aprendizagens armazenadas ou memorizadas. Vamos crescendo, vendo, ouvindo, sentindo a realidade e começam as formações das redes neurais de conhecimentos.
Quando LEMOS a APRENDEMOS algo novo, novas redes neuronais são formadas e assim vamos enriquecendo nosso modelo de mundo, ou seja, teremos um maior volume de informações para serem processadas e colocadas para o mundo exterior nas diversas formas de comunicação: verbal, escrita, corporal e outras manifestações artísticas.

Assim como é bom fazer exercícios físicos para manter a forma, manter o peso, manter um estado geral de saúde, o cérebro também precisa de exercícios para manter a forma e responder rapidamente quando solicitado. Imagine você sair correndo sem estar preparado ou sem treinar há muito tempo. Todos os músculos e articulações irão doer por vários dias até você entrar no ritmo. O mesmo ocorre com o cérebro. Sem uso ele fica preguiçoso e demora para dar uma resposta quando solicitado.

O cérebro adora actividades diferentes porque assim ele forma novas redes neuronais e aumenta o volume de informações para nos ajudar em todas as decisões. O segredo da aprendizagem é portanto: ler diversos assuntos, memorizar, aprender algo novo mesmo que seja simples, fazer exercícios físicos, treinar no computador, desenvolver um texto simples para treinar a escrever, ouvir músicas e memorizar a letra, treinar cálculos, etc, etc, etc.

Todas estas acções ampliarão a sua rede neuronal porque cada neurónio comunica-se com outros milhares de neurónios ao mesmo tempo. Portando LER E APRENDER FAZEM BEM PARA O CÉREBRO ASSIM COMO FAZER ATIVIDADES FÍSICAS FAZEM BEM PARA O CORPO.

Texto: Mario BonamiciFonte: Sociedade Brasileira de Neurociência