Tenha neurónios mais ágeis!

O poder das proteínas:
As proteínas permitem a transmissão das mensagens entre neurónios!
A maioria dos neurotransmissores é composta por aminoácidos, os componentes das proteínas. Precisamos de ingerir proteínas para assegurarmos um fornecimento contínuo de neurotransmissores. Esta é uma razão das quais aquilo que comemos tem um efeito tão profundo naquilo que pensamos e sentimos.
  • Se comer uma posta de peixe ao almoço, vai sentir-se muito mais alerta e produtiva durante a tarde do que se tivesse comido um prato de massa - isto acontece em parte porque o peixe se vai decompor no aminoácido tirosina, que promove a libertação de noradrenalina e dopamina. Estes neurotransmissores vão mantê-la motivada e concentrada exactamente durante o chamado período de "moleza" do meio da tarde.
  • Só precisa de cerca de duas doses de proteínas por dia para manter o cérebro a funcionar activamente, mas é melhor ingeri-las durante o dia, ao pequeno-almoço, para que possam ajudá-la a manter a concentração elevada quando precisa dela. Guarde o prato de massa ou de arroz para o jantar!
  • Proteínas completas: fornecem os oito aminoácidos e encontram-se no peixe, carne, ovos, queijo, leite e iogurte.
  • Proteínas incompletas: os alimentos como os cereais, legumes, sementes e frutos de casca rija fornecem alguns aminoácidos, mas não todos. Precisam de ser ingeridos em combinação uns com os outros para formarem proteínas completas, temos como exemplo o arroz com feijão!